Engenheiro Itamar Zochi e professor Getúlio Dutra são homenageados na Câmara

por Ascom publicado 21/03/2018 13h08, última modificação 21/03/2018 13h08
Hoje a manhã foi de homenagens na Câmara Municipal de Gurupi. Um professor e um engenheiro que têm em comum o legado que ficará eternizado na memória do povo gurupiense.

Um dos homenageados é o professor de química, Getúlio Dutra, de 61 anos, talvez o nome dele seja desconhecido para muitos, mas não para os inúmeros alunos que por meio dele vêm construindo uma história de conquistas. Em reconhecimento ao trabalho voluntário desenvolvido pelo professor, foi entregue Moção de Aplausos a ele durante a sessão ordinária desta quarta-feira,  21.

Dutra chegou a Gurupi em 2010 e em dezembro do ano seguinte deu início a um projeto, intitulado de Progetho Voe, com a finalidade de preparar alunos para vestibulares, Olimpíadas e Enem.  E um detalhe, o professor não cobra nada dos estudantes a não ser um quilo de alimento para doar para entidades beneficentes de Gurupi.

Desde então vários estudantes de escolas privadas e pública da cidade vem sendo premiados em olimpíadas de química a nível estadual e até nacional. E não só isso, alguns alunos são gratos ao professor por terem conseguido passar em vestibulares ou até mesmo por tomarem gosto pela matéria ensinada por Dutra. “Graças ao empenho dele eu que não gostava da matéria passei a gostar, conquistei medalhas em Olimpíadas, passei em duas universidades federais e duas estaduais e sou muito grata a ele”, expressou a estudante Karine Cristina.

Autor da Moção de Aplausos o vereador Sargento Jenilson (PRTB), destacou que Dutra “ tem envaidecido nós moradores de Gurupi pelo destaque que os alunos do nossos município tem tido graças a esse profissional  e por meio dessa moção de aplausos queremos demonstrar nossa gratidão por toda dedicação”, salientou.

Coautora da homenagem junto ao vereador Claúdio do Trevo (PSB), a vereadora Miriam Lustosa (MDB) parabenizou o homenageado. “ Doar o seu tempo dando o seu melhor investindo no conhecimento desses jovens é um ato nobre, e só temos a agradecer por esse projeto”.

“Agradeço a todos, em especial a minha esposa por entender as minhas ausências e dizer que fico lisonjeado com a homenagem e com todo os que estão aqui presentes”, disse o professor.

Itamar Zochi

Residente em Gurupi há mais de 40 anos e como ressaltado pelos parlamentares da Casa teria contribuído ao longo de todos esses anos tanto profissionalmente como socialmente desenvolvendo atividades que marcaram a estrutura social e material da cidade. Ele é o engenheiro Itamar Zochi, que recentemente doou todo o seu patrimônio, avaliado em cerca de 4 milhões de reais para a construção de um condomínio para cuidar de idosos acima de 60 anos, com ou sem condições financeiras.

Emocionado ao receber a homenagem, o engenheiro usou de poucas palavras para expressar o que sentia naquele momento. “ Essa homenagem hoje recebida ofereço a todos os que estão comigo nesse projeto e também a todos aqueles que me ajudaram e sinto me honrado em poder contribuir com essa cidade”, disse Zochi.

“ É uma honra fazer parte da entrega desse título de homenagem a esse homem que muito fez e continua fazendo pela nossa cidade”, agradeceu o coautor da moção de aplausos, Claúdio do Trevo (PSB).

“Essa atitude dele  é um exemplo muito mais do que pessoas públicas que exerceram o cargo político em Gurupi, que é ter a coragem de doar todo o seu patrimônio que é fruto do seu estudo, do seu conhecimento, do seu trabalho para aqueles que carecem, e só tenho a dizer que esse é um gesto nobre”, disse o vereador Ivanilson Marinho (MDB).

Para o vereador Sargento Jenilson, também autor da moção ressaltou “uma pessoa que passou a vida inteira trabalhando de forma digna, justa, honesta, veio de outro estado ganhou a vida aqui trabalhando de repente coloca a disposição 4 milhões de reais para beneficiar pessoas vulneráveis, em questão da idade, é muito nobre da parte dele ter não só pensado mas feito esse ato”, concluiu o vereador.