Projetos de Leis que visam melhorias para a população gurupiense são apresentados em plenário

por Ascom publicado 22/03/2017 18h55, última modificação 22/03/2017 19h01
Na sessão ordinária dessa quarta-feira, 22, os vereadores Jair Sousa (PMDB) e Sargento Jenilson (PRTB) apresentaram Projetos de Leis (PL), sendo um com o objetivo de reduzir a proliferação do mosquito Aedes Aegypti e outro para que seja criado o Projeto Casa de Passagem, destinado a mulheres vítimas de violência.

No mês da mulher, uma proposta que pode virar lei foi apresentada pelo vereador Sargento Jenilson que dispõe sobre a criação da Casa de Passagem em favor das vítimas de violência doméstica. Conforme o PL, o espaço seria destinado a acolher tantos as vítimas quantos os filhos menores, ou maiores, caso sejam portadores de necessidades especiais. As mulheres assistidas pelo Projeto Casa de Passagem receberiam gratuitamente assistência médica e psicológica, assistência jurídica, capacitação profissional dentre outros. “A Casa de Passagem, ou o abrigo feminino como é conhecido em outras cidades e regiões do país, poderá trazer uma complementação de política de proteção e resgate da cidadania feminina no âmbito municipal de Gurupi”.

Com o objetivo de preservar a saúde da população gurupiense o vereador Jair Sousa apresentou um PL que dispõe sobre a obrigatoriedade dos depósitos de pneus novos e usados, ferros velhos, depósitos de veículos apreendidos e afins a utilizarem sistema de cobertura para evitar acúmulo de água reduzindo assim a reprodução do mosquito Aedes Aegypti transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus. “A prevenção e o controle dessas doenças proporciona uma economia com despesas de saúde pública, menos pessoas doentes, menos gastos com saúde, consequentemente mais qualidade de vida e bem estar para a população”, justificou Jair Sousa.

Os projetos foram encaminhados as comissões temáticas da Câmara para análise e se aprovados seguirão ao plenário para serem votados.

Indicações

Foram apresentadas também durante a sessão ordinária, indicações ao prefeito de Gurupi.

O presidente da Casa de Leis, Valdônio Rodrigues (PSB), indicou a criação de um programa de inventivo ao esporte amador de Gurupi. A vereador Marilis Fernandes (PDT), solicitou que a construção de ciclovias nos canteiros de toda extensão da Avenida Emerson Fonseca no Setor Waldir Lins I. Jair Sousa indicou que sejam realizados estudos no sentido de viabilizar elaboração de projeto de lei de ordenação de elementos que compõem a paisagem urbana visível a partir de logradouros públicos no território do Município de Gurupi.

Por Josy Rodrigues/Ascom