Fortes propõe a obrigatoriedade da implementação no âmbito municipal, do Programa de Educação Financeira nas Escolas

por Ascom publicado 12/06/2018 11h04, última modificação 12/06/2018 11h04
O intuito da propositura é contribuir para o desenvolvimento da cultura de planejamento, poupança, investimento e consumo consciente da parte dos estudantes para orientar desde a infância a importância de uma educação financeira, conscientizar que o dinheiro não é apenas um papel, dando-se valor.

O líder da bancada municipal do PSDB, vereador Eduardo Fortes, apresentou o Projeto de Lei (PL) em Sessão Ordinária que visa à obrigatoriedade da implementação do Programa de Educação Financeira nas Escolas. O intuito da propositura é contribuir para o desenvolvimento da cultura de planejamento, poupança, investimento e consumo consciente da parte dos estudantes para orientar desde a infância a importância de uma educação financeira, conscientizar que o dinheiro não é apenas um papel, dando-se valor.

E educação Financeira possibilita que os indivíduos e as sociedades melhorem sua compreensão em relação aos conceitos financeiros. Com informação e orientação podemos nos tornar mais conscientes das oportunidades e riscos para fazer escolhas assertivas e sustentáveis em relação à administração de nossos recursos para o nosso próprio bem-estar e de toda sociedade.

“O tema educação financeira possa contribuir com a construção das competências necessárias para os estudantes enfrentem os desafios sociais e econômicos da sociedade, e também para o exercício da cidadania”, frisou Eduardo Fortes.  

Desta maneira, assume especial relevância o tema da educação financeira, que pode e deve ser manejado desde os níveis de ensino mais rasos, a fim de formar gerações cientes do seu papel e responsabilidade para consigo e, a rigor, com a sociedade como um todo.

 Educação Financeira foi tema de uma palestra para industriários de Gurupi

 Após a apresentação da propositura do vereador Eduardo Fortes na Câmara Municipal ressaltando a importância do planejamento financeiro tanto para a vida pessoal, quanto profissional, foi realizado em Gurupi uma palestra referente ao tema para os colaboradores da empresa Cooperfrigu Foods, realizado no mês passado. A palestra foi organizada pelo Serviço Social da Indústria (SESI), em parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (FIETO) e o Banco Central, uma iniciativa do Comitê Nacional de Educação Financeira (CONEF). A abordagem do tema, seguiu o cronograma da Semana Nacional de Educação Financeira (Semana ENEF).

O especialista em Finanças Pessoais, João Luiz Camanducaia, foi quem conduziu a palestra. A abordagem parte do pressuposto de que quando o cidadão entende os fatores que influenciam suas escolhas financeiras, consegue equilibrar seus desejos imediatos com suas necessidades de longo prazo. Um dos efeitos disso é o aumento do hábito de poupar, importante pilar da educação financeira.

“A palestra buscou proporcionar melhores condições aos participantes de lidar com emergências e momentos difíceis da vida na área financeira”, relatou Eduardo Fortes.

Durante a Semana ENEF, foram realizadas diversas ações educacionais gratuitas em todo país com o objetivo de disseminar a educação financeira e conscientizar o indivíduo sobre a importância do planejamento para que se desenvolva uma relação equilibrada com o dinheiro e decisões acertadas sobre finanças e consumo.

Diante do tema abordado em Gurupi, demonstra que o ensinamento perante a educação financeira é primordial na vida dos estudantes até a fase adulta, para orientar e conscientizar que o dinheiro não é apenas um papel.

  Fernanda Dias/Ascom Ver. Eduardo Fortes